sábado, 13 de junho de 2015

Conheça o Caput


O CAPUT - Centro de Atendimento e Proteção ao Jovem Usuário de Tóxicos - é um serviço de atenção clínica e psicossocial a adolescentes usuários de drogas, em funcionamento desde 2012, em Belo Horizonte, que corre o risco de ser interrompido devido ao término do convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, responsável pelos recursos de execução do serviço até junho de 2015. 
O CAPUT tem um modo próprio de lidar com as contradições e a violência da sociedade, em seu afã segregador. Elegemos o "abuso de drogas" ‒ como podíamos ter partido de outro significante, “violência” ou “sofrimento psíquico”, por exemplo ‒ para oferecer ao adolescente uma proposta de interrogação sobre o insuportável de sua existência (na nossa concepção, droga, ato infracional ou violência são nomes do mal estar contemporâneo, sintoma dos descompassos da transição adolescente). 
O trabalho desenvolvido no CAPUT tem alcançado resultados positivos. Por mês, são realizados cerca de mil atendimentos, entre consultas, atendimento psiquiátrico, psicoterapia individual, terapia de grupo, assembleia de pacientes, grupo de prevenção de recaídas, oficinas artístico-culturais, grupo de famílias, permanência-dia, leito de atenção integral. Os resultados são significativos: aproximadamente 40% dos jovens aderem ao tratamento, com respostas relevantes. Cerca de 82% dos adolescentes atendidos relata a diminuição ou suspensão do uso de drogas como efeito imediato da adesão ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário